sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Carne esponjosa ou Adenóide.

Oi gente! hoje vim falar pra vocês, sobre a adenóide, mais conhecida como carne esponjosa e a cirurgia que fiz.
Resolvi escrever sobre isso, porque antes da cirurgia tinha muita dúvida e curiosidade pelo que eu ia passar e não encontrei muitos posts pessoais.
Nunca soube que tinha carne esponjosa, só lembro que desde os 14 anos, as pessoas diziam que eu falava um pouco estranho, que minha voz saía um pouco pelo nariz, e me perguntavam se eu estava gripada ou se tinha carne esponjosa, e eu negava claro , nem sabia o que era isso.
Tinha certeza que não estava resfriada ou gripada, mas mesmo assim meu nariz, ficava praticamente o ano inteiro congestionado, mas estava tão acostumada, que só as vezes me incomodava.
Pra fazer um resumo de tudo, só respirava pela boca, não sentia cheiro, gosto e já fiquei 2 semanas e meia sem sentir cheiro ou gosto de nada, literalmente, era horrível para dormir, só dormia com a boca aberta, acordava a noite para beber água, porque a boca ficava completamente seca, roncava e pra dar aqueles beijos longos de novela, só se prendesse a respiração, mas daí, tinha que parar de beijar para poder respirar.
 Enfim, em novembro, tomei coragem e vergonha na cara e fui no otorrino, e a primeira pergunta que ele fez depois de examinar o meu nariz foi,: como é que você respira??!, disse que minha adenóide estava bem grande e que com certeza iria precisar de cirurgia, pediu  para eu fazer uma bateria de exames, passou alguns remédios para ajudar a respirar melhor e pediu que assim que os resultados estivessem prontos, era para eu retornar. Exames prontos, retornei uns 15 dias depois e logo ele marcou a cirurgia, para 14 de março de 2015.
Cirurgia feita, não doeu nada, não senti nada, não sangrou nada, nariz só um pouco sensível ao toque, mas nada de dor, ou melhor doía sim e muito só quando sorria, era horrível, tinha que ficar segurando o riso e o nariz, ficou assim pelo menos uns 15 dias, mas tranquilo, desde o primeiro dia pós cirurgia, respirei pelo nariz, dormi sem roncar, senti o gosto das comidas sem precisar assoar o nariz antes de comer para poder sentir o gosto ou cheiro da comida. Agora sei o que é respirar de verdade e dormir direito.
Á quem possa interessar, se você suspeita que tem carne esponjosa, aconselho a procurar um otorrino enquanto jovem, pois depois que chegar a velhice respirar é vital. O pós operatório é muito tranquilo, lavar com bastante soro fisiológico de 3 a 4 vezes por dia, vai sair bastante sujeira, crostas de sangue mas nada assustador, impressiona um pouco mas não assusta, tomar remédios se dor e evitar de bater na região o que pode acontecer as vezes.
Bom! é isso pessoal, qualquer dúvida a respeito desse assunto é só perguntar que eu respondo.
                                                                                                Beijos!!! e até mais.